quinta-feira, 23 de abril de 2009

O AEROPORTO INTERNACIONAL DE VIRACOPOS EM AUDIÊNCIA PÚBLICA


No dia 19 de fevereiro último estivemos na audiência pública para tratar do licenciamento ambiental da expansão de Viracopos na Câmara Municipal de Campinas.
Muitos debates foram travados sob os vários aspectos do Estudo de Impacto Ambiental (EIA), contudo sem resultar em um consenso.
Destacam-se entre os pontos abordados: expansão sobre a área rural, dimensão do sítio aeroportuário, alternativas de localização das pistas, impactos na fauna e flora (com destaque para essa última ao cerrado), recursos hídricos (inclusive na Bacia do Capivari-Mirim) e compensação ambiental.


Josmar Cappa, economista, doutor em Economia, pós-doutor em Aeroportos e Desenvolvimento Regional, professor da disciplina Projetos Estratégicos e o Desenvolvimento local e metropolitano na pós-graduação da PUC Campinas e professor e pesquisador na Faculdade de Ciências Econômicas da mesma universidade. josmar.cappa@coreconsp.org.br http://www.professorjosmarcappa.blogspot.com/

Andréa Struchel, advogada, mestre em urbanismo, professora da disciplina Direito e Gestão Pública na pós-gaduação da PUC Campinas, pesquisadora do Instituto CIVITAS e articulista da Associação Campineira de Imprensa. andreastruchel@gmail.com

3 comentários:

Paulo Lima disse...

Eu cinceramente sou a favor da ampliaçao de Viracipos e do Trem-Bala sim, ha mais de 30 anos que se espera isso e nenhum politico fez.
Deixa eu pergunta uma coisa, vc entao é contra a tao esperada Obra de Ampliaçao de Viracopos e do Trem-Bala????
E vc vai lutar e fazer de tudo que essas obras nao saia do papel e o Governo abandone esses projetos???
Uma pena que tem alguem impedindo que essas obras saim do papel...

Paulo Lima disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Andréa Struchel disse...

Caro Paulo
Obrigada por sua contribuição por meio de sua crítica.
Gostaria de esclarecer que sou a favor do desenvolvimento econômico, social e urbano de Campinas e Região e, portanto, entendo que o Aeroporto Internacional de Viracapos traz grandes benesses às urbes. Tal fato me faz se "a favor" de sua expansão.
Uso o espaço do BLOG para dividir com os leitores experiências profissionais e acadêmicas.
Tenho acompanhado cuidadosamente todo o processo de licenciamento de Viracopos, inclusive suas audiências públicas o que me faz afirmar que tais eventos fometam a publicidade e participação da comunidade nas tomadas de decisão, notadamente no sentido de aliar tal atividade econômica à preservação do meio ambiente.
Espero ter lhe esclarecido.
Att.,
Andréa Struchel