sexta-feira, 22 de outubro de 2010

ÁREAS DE RELEVANTE INTERESSE ECOLÓGICO

Compreender de que forma o histórico peculiar da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) da Mata de Santa Genebra, em Campinas, pode ser utilizado como modelo de preservação para áreas similares é um dos tópicos da palestra que a bióloga Ângela Guirao, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, profere na manhã do próximo domingo, dia 24 de outubro, a um grupo de alunos do curso de Gestão Ambiental da Faculdade de Tecnologia Luiz Rosa , de Jundiaí.
A palestra está inserida na programação da visita técnica que os alunos farão à Mata Santa Genebra, a partir das 9h, que contará também, entre outros, com a realização de "trilha interpretativa" e visita ao borboletário.
O programa é resultado de uma parceria entre a Fundação José Pedro de Oliveira, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Campinas e Faculdade de Tecnologia Luiz Rosa.
Segundo a bióloga, a palestra Preservação de um Fragmento Florestal Urbano – Estudo de Caso: A ARIE Mata de Santa Genebra, tem por objetivo expor o panorama de algumas florestas urbanas brasileiras com suas similaridades e diferenças em relação ao modelo desenvolvido em Campinas.
"As florestas urbanas são reflexos dos processos de uso e ocupação das terras, que fragmentaram e isolaram a vegetação nativa em pequenos remanescentes nos centros urbanos. A análise do processo histórico das ações de preservação das florestas urbanas, criação e gestão permitem compreender, fortalecer e reconhecer a importância destas áreas", diz.
Entre os diferentes processos e estratégias de conservação de florestas que serão analisados, além da Mata Santa Genebra, estão o Parque Estadual Fontes do Ipiranga (SP); Parque Estadual Dois Irmãos (PE); Parque do Ingá (PR) e Parque Nacional da Tijuca (RJ).

Mata de Santa Genebra

A família Oliveira, proprietária da fazenda de Santa Genebra, doou oficialmente a área da mata ao Município em 14 de julho de 1981. Para que a área fosse preservada e não se tornasse um parque ou bosque público, chegou-se a um consenso jurídico: foi doada a sombra da Mata. Desta maneira, se a cobertura vegetal fosse destruída, a propriedade retornaria aos proprietários.
Administrada pela Fundação José Pedro de Oliveira, a Mata de Santa Genebra é a maior área contínua de vegetação nativa da região de Campinas. Dentro da reserva são realizadas atividades de pesquisa científica e educação ambiental, que juntas, geram conhecimento que orientam estratégias de conservação de riquezas naturais, como também servem de subsídio para a elaboração de planos de manejo desta e de outras áreas de reserva natural. Em 1985, a Mata foi declarada ARIE (Área de Relevante Interesse Ecológico), através do Decreto Federal no. 91885 de 05 de novembro de 1985.

Autora: Cláudia Xavier
Fonte: http://www.campinas.sp.gov.br/noticias-integra.php?id=3783