sábado, 24 de março de 2007

BIOETICA, BIOSSEGURANCA e AUDIÊNCIA PÚBLICA NO STF




O Supremo Tribunal Federal vai realizar a primeira audiência pública de sua história em Ação Direta de Inconstitucionalidade - ADI (3510) que contesta Lei de Biossegurança.
A demanda foi ajuizada pela Procuradoria Geral da República -PGR em face do artigo 5º e parágrafos da Lei de Biossegurança (Lei nº 11.105/05).A ADI questiona a permissão legal para utilização de células-tronco de embriões humanos em pesquisas e terapias. A lei determina que só poderão ser utilizadas as células de embriões humanos "inviáveis" ou congelados há três anos ou mais, sendo necessário o consentimento dos genitores. De acordo com a PGR, os dispositivos dessa Lei ferem a proteção constitucional do direito à vida e a dignidade da pessoa humana. Para a Procuradoria, e de acordo com vários especialistas em bioética e sexualidade, a vida humana acontece na, e partir da, fecundação, ressaltando que "o embrião humano é vida humana". Por este motivo a PGR, ao pleitear a declaração de inconstitucionalidade do artigo 5º e parágrafos da Lei de Biossegurança, também requereu a realização de audiência pública para discutir o assunto pedido acatado pelo relator da ADI, o Ministro Carlos Ayres Britto (com base no artigo 9º, §1°, da Lei n° 9.868/99).
É um caso emblemático na Corte Constitucional porque trata-se da primeira audiência pública naquele Tribunal, o que possibilitará uma maior participação da sociedade civil no enfrentamento da controvérsia constitucional em face da bioética e biossegurança.
Data da audiência: 20/04/2007, das 9h às 12h e das 15h às 19h, no auditório da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal.
Fonte: STF

quarta-feira, 21 de março de 2007

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL MUNICIPAL




Convido a todos para assitir a palestra intitulada LEGISLAÇÃO AMBIENTAL MUNICIPAL que irei proferir na pós-graduação em Gestão Pública da Faculdade de Economina da PUCCAMP, no próximo dia 23/03, às 19h30, na sala 900 do Campus I.
É um encontro aberto, momento no qual será propício para a discussão das questões jurídico-ambientais em nível local.

segunda-feira, 12 de março de 2007

COMMODITY AMBIENTAL


Bolsa de Valores do Estado de São Paulo vai criar a Bolsa de Valores Sociais e Ambientais (BVS&A)

A partir de abril a Bolsa de Valores Sociais (BVS) ampliará sua área de atuação, abrigando também projetos ambientais, com vistas a aliar o principal programa de responsabilidade social da Bovespa ao conceito de políticas sustentáveis, em linha com os dez princípios do Pacto Global, dos quais quatro referem-se ao meio ambiente.

Os projetos inscritos e aprovados passarão a constar no site www.bovespasocial.org.br, por meio do qual o público poderá escolher aqueles com os quais deseja contribuir e fazer suas doações em dinheiro.